quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Primeiro Rei de Israel

SAMUEL E SAUL O REI 
Samuel- Lider da tribo de Simeão que ajudou na divisão de Canaã, Nm 34.20-da tribo de Simeão , Samuel , filho de amiúde;
2- Profeta contemporâneo de Saul e Davi cujo nome é dado a dois livros da bíblia. Em, AT 3.24-E todos os profetas, a começar com Samuel, assim como todos quanto depois falaram, também anunciaram estes dias, é considerado o primeiro dos profetas , em AT 13.20- Vencidos cerca de quatrocentos e cinquenta anos. Depois disto, lhes deu juízes, até o profeta Samuel. O último dos Juízes. Sua mãe, Ana, não teve filhos por algum tempo  e, quando concebeu Samuel, dedicou-o a Deus como Nazireu. Foi criado por Eli no TEMPLO em Siló, onde recebeu o chamado profético.
1-Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão,  filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, Efraimita. 2-Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra Penina; Penina tinha filhos , Ana porém não os tinha.
4-No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. 5- A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril.
A Oração de Ana: 9- Após terem comido e bebido em Siló, estando Eli, o sacerdote , assentado numa cadeira , junto a um pilar do templo do Senhor, 10- levantou-se Ana , e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.E fez um voto, dizendo:
11-Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 12- Demorando ela no orar perante o Senhor, passou Eli a observar-lhe os movimentos dos lábios, 13- Porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada.
14-e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada?Aparta-te de ti esse vinho! 
15- Porém Ana respondeu: Não, Senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho, nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor. 
16-Não tenhas, pois, a tua serva por filha de belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora. Então lhe respondeu 17-Eli: Vai-te em paz e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. 18- E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste. 20- Ela concebeu, e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel.1. 24-Havendo desmamado, levou-o consigo, com um novilho de três anos, um efa de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à casa do Senhor, a Siló.  Era o menino ainda muito criança. Os filhos de Eli procediam de maneira que não agradava ao Senhor e Eli lhes dizia:2.23- Por-que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento. 24- Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do Senhor.
26-Mas o menino cresceu e virou jovem e como jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens. 3.1-O jovem Samuel servia ao Senhor, perante Eli. Certo dia , estando deitados no lugar costumeiro o sacerdote Eli, cujos olhos já começava a escurecer; deitava também Samuel no templo do Senhor em que estava a arca, antes que a lampada de Deus apagasse,
3.4-o Senhor chamou o menino o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui! 5- Correu a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste;acontecendo por três vezes, até que o próprio Eli entendendo que era o Senhor explicou a Samuel,
7- Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor.
Quando o Senhor voltou a chamar o menino como das outras vezes: Samuel,Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.
11-Disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel,a qual todo o que o ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.
12- Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito a sua casa, começarei e o cumprirei. 13-Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, por-que seus filhos se fizeram execráveis, os não repreendeu.
Vendo ele a frequência com que o Senhor chamava a Samuel, perguntou-lhe: 16- Samuel, meu filho! Ele disse eis-me aqui!17- Então, ele disse: Que é que o Senhor te falou? Peço-te que mo não encubras; assim Deus te faça o que bem lhe aprouver se me encobrires alguma coisa de tudo o que lhe falou.18- Então, Samuel lhe referiu tudo e nada lhe encobriu.E disse Eli: É o Senhor; faça o que melhor lhe aprouver. 19-Crescia Samuel e o Senhor era com ele,e este Samuel estava confirmado como o profeta do Senhor.21-
O Senhor continuava a aparecer em Siló, enquanto por sua palavra o Senhor se manifestava ali a Samuel.
Os filisteus venceram os Israelitas e matando a Hofni e Finéias filhos de Eli, tomara a Arca e 4.5-Sucedeu que , vindo a arca da Aliança do Senhor ao arraial, rompeu todo o Israel em grandes brados, e ressoou a terra. Depois que os filisteus capturaram a arca da aliança, Samuel levou Israel a vitória em Mispa, 1Sm.4 e depois se tornou Juíz 1Sm 7, morreu Eli, Hofni e Fineias, e a esposa e mulher de Finéias ouvindo estas novas, estando ela grávida e prestes a dar a luz, as dores lhe vieram e ela encurvando-se deu a luz. 
A arca da aliança foi levada pelos filisteus e a puseram na casa de Dagom, e aconteceu que de madrugada Asdode estava caído de rosto em terra diante da arca do Senhor, tomaram e tornaram a pô-lo no seu lugar. 1Sm5.4- Na madrugada do dia seguinte, pela manhã, eis que Dagom jazia caído de bruços diante da arca do Senhor :
 A cabeça de Dagom e as duas mãos estavam cortadas sobre o limiar, dele ficara só o tronco. 5.5- Por isso , os sacerdote de Dagom e todos que entram no templo não lhe pisam o limiar em Asdode , até ao dia de hoje. E assim acontecem muitas coisas que assustam aos filisteus a ponto de os mesmos colocarem a arca para fora de suas terras, fazendo-a chegar a Bete-Semes, e depois a Quiriate-Jearim
1Sm7-Aconteceu que, desde aquele dia, a arca ficou em quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao Senhor. Quando estava com idade avançada, os israelitas reclamaram um rei e samuel recebeu orientação divina para ungir Saul, 1Sm8-12 Os israelitas pedem um rei,  Saul busca as jumentas extraviadas e vai ter com Samuel. 1Sm.9.1-2 Havia um homem de Benjamim, cujo nome era quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, benjamita, homens de bens. 2-Tinha ele um filho cujo nome era Saul, moço, e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaia a todo o povo. 1Sm9.27-Desciam eles para extremidade da cidade, Samuel disse a Saul: Dize ao moço que passe adiante de nós, e tu, tendo ele passado, espera, que te farei saber a palavra de Deus. Samuel unge a Saul rei de Israel...1Sm10.1- Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura, o Senhor por príncipe a sua herança, o povo de Israel? Saul logo obteve uma grande vitória e nela se mostrou magnânimo
 Saul esteve entre os profetas, e depois Saul foi escolhido rei e só depois Saul vence3 os amonitas. 11.1e2- Então , subiu Naás, amonita, e sitiou jabes-giliade; e disseram todos os homens de Jabes a Naás: Faz aliança conosco e te serviremos. Porém Naás, amonita, lhes respondeu: Farei aliança convosco sob a condição de vos serem vazados os olhos direitos, trazendo assim eu vergonha sobre todo o Israel. 3- Então, os anciãos de Jabes lhe disseram: Concede-nos sete dias, para que enviemos mensageiros por todos os limites de Israel e, não havendo      nínguém que nos livre, então, nos entregaremos a ti. 4-Chegando os mensageiros a Gilea de Saul  relataram esse caso ao povo. Então todo o povo chorou  em voz alta. 
5- Eis que Saul voltava do campo, atras dos bois e perguntou: Que tem o povo que chora? Então, lhe referiram as palavras dos Jabes. 
6- E o Espírito de Deus se apossou de Saul, quando ouviu estas palavras, e acendeu-se sobremodo a sua ira. 7- Tomou uma junta de bois, cortou-os em pedaços e os enviou  todos os territórios de Israel por intermédio de mensageiros que disseram:
Assim se fará aos bois de todo aquele que não seguir a Saul e a Samuel. Então, caiu o temor do Senhor sobre o povo, e saíram como um só homem. 8- Contou-os em Bezeque ; dos filhos de Israel, havia 300mil; dos homens de judá trinta mil. 11- Sucedeu que, ao outro dia, Saul dividiu o povo em três companhias, que, pela vigilia da manhã,vieram para o meio do arraial e feriram a Amom até que se fez sentir o calor do dia. O povo se sentiu seguro que PROCLAMARAM SAUL SEU REI..12.1- E todo o povo partiu para Gilgal, onde proclamaram Saul seu rei; e Saul muito se alegrou ali com todos os homens de Israel. Então, disse Samuel a todo o Israel: Eis que ouvi a vossa vos em tudo quanto me dissestes e constitui sobre vos um rei.
1Sm12. 23-25Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito. 24-Tão somente, pois, temei ao Senhor e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez. 25-Se, porém, perseverardes em fazer o mal, perecereis, tanto vós como o vosso rei.
Se Samuel chegou a resignar o seu Cargo; Agora OS ISRAELITAS E OS FILISTEUS ENTRAM EM GUERRA.;:
13.1e2- Um ano reinara Saul em Israel. No segundo ano de reinado sobre o povo, 2- Escolheu para si três mil homem de Israel.; estavam com Saul dois mil em Micmás, e na região montanhosa de Betel, e mil estavam com Jonatas em Gibeá de Benjamim; e despediu o resto do povo, cada um para sua casa. A batalha estava difícil, Jonatas derrotou a guarnição dos filisteus que estava em Gibeá, enquanto Saul derrotou a guarnição dos filisteus em Israel e também se fez odioso aos filisteus, e o povo que ainda estava com Saul, estando este ainda em Gilgal, se encheu de temor. SAUL OFERECE SACRIFÍCIO E É REPROVADO POR SAMUEL. 13.8- Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel ; não vindo, porém,  Samuel a Gilgal , o povo se foi espalhando dali. 13.9- Então, disse Saul: Trazei-me aqui o holocauto e ofertas pacíficas.  E ofereceu o holocausto. Depois desobedeceu a Deus, poupando alguns amalequitas. Jônatas derrota os filisteus.;
 14.1- Sucedeu que, um dia, disse Jônatas, filho de Saul, ao seu jovem escudeiro: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está do outro lado. Porém não o fez saber seu pai. 14.7- Então, o seu escudeiro lhe disse: Faze tudo segundo inclinar o teu coração; eis-me aqui contigo a tua disposição será a minha. 14.23- Assim, livrou o Senhor a Israel naquele dia e a batalha passou alem de Bete-Áven. O Voto de Saul  
14.24- Estavam os filhos de Israel angustiados naquele dia, porquanto Saul conjurara o povo, dizendo:  Maldito o homem que comer pão antes de anoitecer, para que me vingue de meus inimigos. 14.35- Edificou Saul um altar ao Senhor; este foi o primeiro altar que lhe edificou. JÔNATAS SALVO PELO POVO. 14.36- Disse mais Saul : Desçamos esta noite no encalço dos filisteus, e despojemo-los até o raiar do dia, e não deixemos de resto um homem se quer deles. E disseram: Faze tudo o que bem te parecer.
14.42- Disse Saul : Lançai a sorte entre mim e Jônatas, meu filho. E foi indicado Jônatas. 14.47- Tendo Saul assumido o reinado de Israel, pelejou contra todos os seus inimigos em redor: contra moabe, os filhos de amom e Edom; contra os reis de zobá e os filisteus; e, para onde quer que se voltava, era vitorioso.
14.52- Por todos os dias de Saul, houve forte guerra contra os filisteus; pelo que Saul, a todos os homens fortes e valentes agregava a si. Por causa da sua impaciência, excedeu de seus poderes oferecendo sacrifícios  pelo que Samuel profetizou a rejeição do reinado dele. Depois desobedeceu a Deus, poupando alguns amalequitas e alguns animais que lhe encheram os olhos e consequentemente o coração e isso foi-lhe a sua ruína total; 1ªSm15.1-3 Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, e sobre Israel; atenta, pois, agora, às palavras do Senhor. 2- Assim diz o Senhor dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito. 3-Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. 4- Saul convocou o povo e os contou em Telaim:  duzentos mil homens de pé e dez mil homens de Judá. 1ªSm 15.9- E Saul e o povo pouparam agague , e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram. 15.10-11- Então, veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao Senhor. Aqui  observá-se o quanto o ser humano que é a única criatura dentre todas as criaturas que raciocina é coberto de falhas e sua grande fala é tida a partir da desobediência, e dai para frente é uma calamidade, uma aberração é uma derrota total. Assim como com o primeiro anjo; foi com o primeiro homem, assim foi com o primeiro filho de homem, com o primeiro a ter poder na terra; é com o primeiro rei e é prática sempre do primeiro. estando todos ou toda a raça, fazendo parte da humanidade.  A TRISTE  SEQUÊNCIA  E CONSEQUÊNCIA DA DESOBEDIÊNCIA: A triste consequência da atitude, falha, desobediência de Saul deixou mais uma vez marcas de destruição o que é praticado sempre com a primeira pessoa que representa tal contingente e este se alastra por toda a raça,  mas que assim como foi desde o princípio aquela semente que saiu do criador, mais saiu morta, para representar a morte e o mal agora estaria acompanhando todos não só que está morto, mas aquele que ao longo deste tempo que há para nascer de novo, não nascendo, não conheça a vida eterna . Olha, Olha , Olha, não seja como estes primeiros e não deixe que a atuação do primeiro seja o primeiro em você!        
ENTÃO, SAMUEL SEGUIU A SAUL, E ESTE ADOROU O SENHOR. SAMUEL MATA AGAGUE: TRAZE-ME AQUI AGAGUE, REI DOS AMALEQUITAS. AGAGUE VEIO A ELE CONFIANTE; E DISSE: CERTAMENTE, JÁ SE  FOI A AMARGURA DA MORTE. DISSE, PORÉM, SAMUEL: ASSIM COMO A SUA ESPADA DESFILHOU(tirou os filhos das) MULHERES, ASSIM DESFILHADA  FICARÁ(ficará sem filhos a) TUA MÃE ENTRE AS MULHERES . E SAMUEL DESPEDAÇOU a AGAGUE PERANTE O SENHOR, EM GILGAL. NUNCA MAIS VIU SAMUEL A SAUL ATÉ AO DIA DA SUA MORTE, PORÉM TINHA PENA DE SAUL. O SENHOR SE ARREPENDEU DE HAVER CONSTITUÍDO  SAUL REI SOBRE ISRAEL.  A partir daqui a vida de Saul passou a ser um inferno, assim como foi a de Adão e Eva, pois, todos estes tornaram se o próprio demônio, e o caminho que Saul seguiu daqui para o seu fim foi o caminho da morte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário