quinta-feira, 1 de março de 2012

UMA RELAÇÃO DE FÉ <--> Capitulo1 parte 2-UNIVERSO

             A aliança de Deus com Abraão.continuação 
       + Gênesis:12.1a3-Ora, disse o senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
       + de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção.
       + Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem: em ti serão benditas todas as famílias da terra.
       .A aliança com Abrão e as demais que se seguiram são chamadas de "teocráticas", pois são referente aos preceitos de Deus. Ele sempre se relaciona com os crentes como um ser soberano, gracioso e misericordioso, e os seus seguidores se submetem ao seu senhorio.   
Uma aliança incondicional 
     .A aliança de Deus com Abrão foi incondicional, dependendo totalmente de Deus, o qual, em graça, obrigou-se a si mesmo a cumprí-la. O caráter incondicional da aliança com Abraão é visto nas declarações de Deus feitas no futuro do indicativo ( de ti farei, abençoarei e amaldiçoarei Gn 12.2e3), sem o correspondente "e você deve"direcionado a Abraão.
       .Esta aliança foi apresentada em linhas gerais em Gn12.1a3 e foi confirmada mais tarde a Abraão em diversas ocasiões, cada vez mais rica em detalhes em Gn 13.14a17-quando o Senhor promete a terra de Canaã, depois der ter deixado seus pais passado por Betel, ter estado no Egito e ter sito engrandecido diante de faraó que se engraçou com Sarai mulher de Abrão e ainda depois da separação de Ló seu subrinho e filho de seu irmão Harã, por causa de desentendimentos dos pastores de ambos.
        +Gn:15.1a7- quando Deus anima a Abrão e lhe promete um filho : Depois destes acontecimentos, veio a palavra do Senhor a Abrão , numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.        +Respondeu Abrão: Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.
        +A isto respondeu logo o Senhor, dizendo:Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o fora e disse: Olha para os céus (2º espiritual e 3º que é o que todos os olhos humanos, naturais vêem) e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.
        +Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça. Disse lhe mais: Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos Caldeus, para dar-te por herança esta terra.
      .Gênesis:17.1a8- Deus muda o nome de Abrão 
            + 1-Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse: Eu sou o Deus Todo Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. 2-Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. 3- Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou.
            + 4-Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. 5-Abrão já não será teu nome, e sim Abraão ; porque por pai de numerosas nações te constitui  6-Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti.
            + 7-Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações , aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência.
            + 8-Dar-te-ei e a tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus.
           .  E Gênesis:18.21-Quando "Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra
           +Descerei e verei se, de fato, o que tem praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim ; e, se assim não é, sabê-lo-ei.
           .A aliança com Abraão continha tudo o que Deus já havia começado a fazer, o que fez na história e o que continuará a fazer. Todos os planos divinos para a humanidade partem desta aliança.  


               A aliança de Deus referente à terra prometida
       .Na aliança de Deus com Abraão Gênesis 12.1a3, o Senhor ordenou a Abraão : "v.1-vai para a terra que te mostrarei"Quando Abraão se separou de Ló, Deus disse:
          + Gn:13.14e15- ergue os olhos e olha desde de onde estás para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e a tua descendência, para sempre.
           .Estava implícito na aliança com Abraão que a Palestina seria o legado de Deus à família de Abraão.
A terra prometida
Vós estais, hoje,todos           .A aliança referente à Terra Prometida, chamada de aliança Palestina, é a
perante o Senhor vosso        terceira das alianças sobre os preceitos de Deus ao seu povo. As outras
Deus...para que entres         duas alianças foram feitas com Abraão Gn:12.1a3 e com Moisés,
na aliança do Senhor,            Deus fala com Moisés no Monte Sinai
                                                   +Êx:19.5a8-Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e
teu Deus...para que,              guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar
hoje, te estabeleça por          dentre todos os povos; porque toda a terra é minha;
seu povo. Dt:29.10a13,             +6-vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
         +7-Veio Moisés, chamou os anciãos do povo e expôs diante deles todas estas palavras que o Senhor lhe havia ordenado.
         +8-Então, o povo respondeu a uma; Tudo o que o Senhor falou faremos. E Moisés relatou ao Senhor as palavras do povo. 
         .A aliança palestina aparece, primeiramente, como parte da aliança mosaica em Deuteronômio de 27-30 mas surge separadamente mais tarde, quando Israel esta tentando entender sua relação especial  com a Terra Prometida.
         .Jeremias:23.5a8- 5-Eis que vem dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é reinará, e agirá sabiamente e executará o juízo e a justiça na terra.
         +6-Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o nome, com que será chamado: Senhor Justiça Nossa. 
         +7-Portanto, eis que vem dias, diz o Senhor, em que nunca mais dirão: Tão certo como vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito.
         +8-mas: Tão certo como vive o Senhor, que fez subir, que trouxe a descendência da casa de Israel da terra do Norte e de todas as terras para onde os tinha arrojado; e habitarão na sua terra.
Ezequiel:20.42-44 abominações de Israel depois do Êxodo                  bosque-
         +42-Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu vos der entrada na terra de Israel, na terra que, levantando a mão, jurei dar a vossos pais.
         +43-Ali, vos lembrareis dos vossos caminhos e de todos os vossos feitos com que vos contaminastes  e tereis nojo de vós mesmos por todas as vossas iniquidades que tendes cometido.
         +44-Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu proceder para convosco por amor do meu nome, não segundo os vossos maus caminhos, nem segundo os vossos feitos corruptos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus.
 Restauração de Israel 
      +24-Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra.
         +25-Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
         +26-Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
         +27-Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus Juízos e os observeis.
         +28-Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
         +29-Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias ; farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós.
         +30-Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações.
                                                  Visão de Vale de Ossos Ezequiel:37.11a14        Vale de Ossos!
         +11-Então, me disse: Filho do homem, esses ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados.
         +12-Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
         +13-Sabereis que eu sou o Senhor,quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu .
         +14-Porei em vós o meu Espírito,e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor.
EZEQUIEL : 47.1--48.35 sendo esta a continuação...




Postado por Admin   O comentários
Marcadores: Alfa M Ômega
     

3 comentários:

  1. muito bom sempre esta na palavra e a predendo mais que maravilha amei esta aqui...

    ResponderExcluir
  2. eu tenho o outro e-mail pode manda pra esse cidareis_100@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como faço pra abrir a caixa de entrada do meu hotmail,que é cidareis_100@hotmail.com

      Excluir