quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

. . . ! ! ! MISERICÓRDIA ! ! ! . . . 30ªP

Ensinamento para ser como : PÉROLAS PARA A VIDA DIÁRIA-119 
                                          Doce Misericórdia
Há necessidade de Misericórdia 
        .  Dois amantes se encontram num motel, quebrando seus votos matrimoniais.
            .   Um jovem usa o nome de Deus sem se importar.
            .  Um desportista decide falar mais uma vez ao culto para praticar o seu esporte no domingo.
            .  Uma cristã, muito ocupada para ler a Bíblia, lê o seu horóscopo diariamente.
            .  Um homem abusa da sua esposa espancando-a.
            .  Um empregado leva mais uma calculadora do escritório para sua casa.
            Estas pessoas estão quebrando os mandamentos de Deus. Elas são parte de uma geração que tropeça nas sombras, deixando de ver a verdade. A Bíblia diz: 
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Jurei e confirmei o juramento de guardar os teus retos juízos{salmos: 119-105-106} 
            O Salmo:119 fala das leis que Deus nos deu. Porém, mais importante que isso, este capítulo trata também da misericórdia de Deus; que sem ela estaríamos fritos. 
Deus da Misericórdia 
        Os cristãos pecam todos os dias. Não importa o quanto nós nos esforcemos: somos incapazes de viver uma vida sem pecado. Precisamos tentar com todas as nossas forças seguir a lei de Deus e implorar por sua misericórdia quando caímos.
Ensina-me, Senhor,
   o caminho dos teus decretos ,
   e os seguirei até o fim.
Venham também sobre mim as tuas misericórdias,
   Senhor, e a tua salvação, segundo a tua promessa.
A terra, Senhor, está cheia da tua bondade;
   ensina-me os teus decretos {salmo:119.33,41,64} 
          Desde as primeiras páginas das Escrituras, vemos que Deus queria que o homem conhecesse a sua misericórdia. Assim, ele instruiu Moisés a construir o propiciatório, rico em detalhes de construção e que, assim como a arca, devia ser de materiais específicos;
Êxodo- O propiciatório:{25.17à22} 
          17- Faras também um propiciatório de ouro puro; de dois côvados e meio o seu comprimento, e a largura, de um côvado e meio.
          18- Farás dois querubins de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório;
          19- um querubim, na extremidade de uma parte, e o outro, na extremidade de outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas extremidades dele.
          20- Os querubins estenderão as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estarão eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório.
          21- Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho, que eu te darei.
          22- Ali, virei a ti ae, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.
          A arca era o símbolo do trono de Deus, o lugar de onde ele falaria com Moisés Nm:7.89- Quando entrava Moisés na tenda da congregação para falar com o Senhor, então, ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que está sobre a arca do Testemunho entre os dois querubins; assim lhe falava. O propiciatório de ouro representava a soberania de Deus sobre os Israelitas. Era sobre o propiciatório que o sumo sacerdote aspergia o sangue do bode ou do cordeiro do sacrifício no dia anual de expiação-Lv.16.15.  
A misericórdia de Jesus 
          A rubra corrente de sangue que flui do Calvário é o segredo de nossa salvação. Esse sangue não é de bode, vaca, touro ou cordeiro. Esse é o sangue de Jesus. Somente esse precioso sangue poderia salvar as nossas almas Ef:1.7-no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza a da sua graça. Devido à misericórdia de Deus, ele enviou o seu Filho ao mundo para o sacrifício de sangue em nosso favor.
         Jesus foi poderoso e, ainda assim, misericordioso. Foi uma doce misericórdia que o trouxe dos lugares celestiais para uma manjedoura suja, cercada de bois, jumentos e bodes. Uma doce misericórdia o impeliu a se ajoelhar ao lado de uma prostituta e dizer "seus pecados estão perdoados". Os senhores do legalismo, os fariseus, do alto de sua pompa e religiosidade vazia, queriam matá-la, mas o Salvador misericordioso a perdoou.
          Foi a sua doce misericórdia que funeral a fim de trazer à vida o filho de uma viúva.
          Sua doce misericórdia fazia com que ele tocasse a carne podre dos leprosos.
          Foi a doce misericórdia que o levou para Samaria a fim de ministrar aos socialmente excluídos.
          Essa misericórdia o levou a chorar por Jerusalém no jardim do Getsêmani.

          Foi a misericórdia que levou o criador a permitir que as criaturas unissem as mãos e levassem o seu Filho ao tribunal do escárnio.
          A misericórdia  permitiu que mãos romanas cravassem pregos nas mãos e pés de Jesus. Ele tinha o poder de chamar dez mil anjos para destruir o mundo, mas a misericórdia  deu o tom das suas últimas palavras: Lucas: 23.34-"Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem".
           O preço da misericórdia não é uma grande quantidade de rubis, diamantes, safiras, pérolas, ouro ou prata. O preço da misericórdia é sangue. Não fosse a misericórdia de nosso Salvador, não poderíamos para o futuro com esperança.
Fontes misericordiosas
          Na bem aventuranças, Jesus disse: Mt:5.7-Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
           A primeira manifestação exterior de que Deus converteu um coração de pedra num coração voltado a Deus é a misericórdia. Membros de igreja que não tem misericórdia são os fariseus de nosso século. Satanás mata o testemunho cristão quando consegui extrair a misericórdia da conduta do crente.
           A misericórdia se manifesta através do perdão. Ela procura uma forma de perdoar o imperdoável. Jesus disse: Mt:6.14e15-"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas".
           A misericórdia se manifesta na restauração dos que caíram em pecado. Os piedosos puramente religiosos dirão: Ponham-no para fora da igreja. Esqueçam-no.
           Deus busca formas de mostrar a sua misericórdia ilimitada a esta sociedade corrupta e corrompida, esmagada e ferida. E nós somos os seus mensageiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário