Critiquices e Críticas
Uma ferramenta que transforma
Formão e martelo, palha de aço e lixa. Ferramentas como estas nas mãos de um artesão são capazes de criar objetos maravilhosos.

Quando feita por motivos corretos e com o espírito adequado, a crítica pode tornar humilde um rei e restaura o relacionamento de um pecador caído com Deus.
No Sl:69.4-Davi está cercado de pessoas que o odeiam sem razão.
v.12- "Tagarelam sobre mim os que à porta se assentam, e sou motivo para cantigas de beberrões"
vs:2,14-E rei outrora poderoso estava na mira da critica destrutiva.
A crítica fortalece o caráter
Existem dois tipos de crítica: a justa e a injusta. 2Sm:12-Quando o profeta Natã confrontou o rei Davi por causa do seu pecado com Bate-Seba,a crítica era justa Gn:39-A esposa de potifar nos dá o exemplo de uma crítica injusta, ao acusar José falsamente de estupro. O caráter de José foi mais forte que o medo da crítica.

O cachorro correu imediatamente, lançou-se à água e, nadando, conseguiu pegar o toco de madeira e o trouxe de volta ao seu dono.O outro balançando a cabeça, replicou : "Que pena. Seu cachorro não sabe mergulhar".
Tome uma posição
Fugir da crítica é mais fácil que lidar com ela. Alguns pastores evitam o risco de serem criticados assumindo uma posição neutra em questões controversas. Políticos evitam as críticas defendendo veementemente os dois lados da questão. Conjugues evitam as críticas evitando a verdade. Dizer às pessoas o que elas querem ouvir e simples. Falar a verdade nua e crua pode causar problemas e conflitos. Porém, lembre-se do seguinte.
Pv:27.6- "Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos"
Termine a corrida

Ele não deixou que critiquices destruíssem sua obra ou enfraquecessem sua fé.
A crítica nos refina para a missão estratégica de Deus. Não precisamos temer as críticas,mas, sim, pedir que Deus as use como ferramentas que nos ajudem a crescer mais na semelhança com Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário