sábado, 28 de janeiro de 2012

. A CRITICA DA FORÇA AO CARÁTER 17ªP

 Ensinamento para ser como:PÉROLAS PARA A VIDA DIÁRIA-69 
                                    Critiquices e Críticas 
Uma ferramenta que transforma 
           Formão e martelo, palha de aço e lixa. Ferramentas como estas nas mãos de um artesão são capazes de criar objetos maravilhosos.
           Do mesmo modo, a critica pode ser uma ferramenta nas mãos de Deus, fazendo com que indivíduos centrados em si mesmos se transformam em pessoas que agem e vivem como Cristo.
           Quando feita por motivos corretos e com o espírito adequado, a crítica pode tornar humilde um rei e restaura o relacionamento de um pecador caído com Deus.
           No Sl:69.4-Davi está cercado de pessoas que o odeiam sem razão.
           v.12- "Tagarelam sobre mim os que à porta se assentam, e sou motivo para cantigas de beberrões"
           vs:2,14-E rei outrora poderoso estava na mira da critica destrutiva.
A crítica fortalece o caráter 
           Existem dois tipos de crítica: a justa e a injusta. 2Sm:12-Quando o profeta Natã confrontou o rei Davi por causa do seu pecado com Bate-Seba,a crítica era justa Gn:39-A esposa de potifar nos dá o exemplo de uma crítica injusta, ao acusar José falsamente de estupro. O caráter de José foi mais forte que o medo da crítica.
           Algumas críticas são geradas por inveja. Considere o homem que tinha orgulho do talento do seu cachorro em buscar varinhas de madeira atiradas ao longe. Certo dia, enquanto estava na praia, o dono do cachorro encontrou um homem e disse: "Veja isso" atirou um pedaço de madeira em direção ao mar.
            O cachorro correu imediatamente, lançou-se à água e, nadando, conseguiu pegar o toco de madeira e o trouxe de volta ao seu dono.O outro balançando a cabeça, replicou : "Que pena. Seu cachorro não sabe mergulhar".
                                                     Tome uma posição 
           Fugir da crítica é mais fácil que lidar com ela. Alguns pastores evitam o risco de serem criticados assumindo uma posição neutra em questões controversas. Políticos evitam as críticas defendendo veementemente os dois lados da questão. Conjugues evitam as críticas evitando a verdade. Dizer às pessoas o que elas querem ouvir e simples. Falar a verdade nua e crua pode causar problemas e conflitos. Porém, lembre-se do seguinte.
           Pv:27.6- "Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos"
Termine a corrida 
          Criticas injustas cercaram o apóstolo Paulo. Ele foi apedrejado em Listra, fugiu de Tessalônica e foi preso em Filipos . Paulo conviveu com críticas injustas até morrer. Numa última carta a Timótio, Paulo escreveu: 2Tm:4.7e8- "Combati o bom combate, Completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada a qual o Senhor, reto juíz me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quanto amam a sua vinda".
           Ele não deixou que critiquices destruíssem sua obra ou enfraquecessem sua fé.
A crítica nos refina para a missão estratégica de Deus. Não precisamos temer as críticas,mas, sim, pedir que Deus as use como ferramentas que nos ajudem a crescer mais na semelhança com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário