sábado, 21 de janeiro de 2012

DA CONFIANÇA E DA FORTALEZA . . . 9ªP

  Ensinamento de como ser :PÉROLAS PARA A VIDA DIÁRIA-31 
     FORTALEZA E CONFIANÇA 
           Em tudo que fazemos ou nos relacionamos dependemos de da confiança.Sem confiança não é possível conviver com nossos conjugues, nossos amigos, nossos colegas de trabalho e nos membros de nossa família.Se não confiarmos neles, nossos relacionamentos secam e morrem, sufocados pela suspeita, pelo ciúme e pelo medo.
A INSENSATEZ DOS FALSOS FUNDAMENTOS
                 A
lgumas pessoas colocam sua confiança no dinheiro. Paulo escreveu 1Tm:6.17-"Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento."Por que as riquezas são "instáveis"?
                 Porque a distância entre os bilionários e a ruína é de apenas um quebra da bolsa de valores. O dinheiro pode comprar uma cama de ouro, mas somente Deus pode dar descanso. O dinheiro pode comprar o melhor dos médicos, mas só Deus pode dar saúde.
                 Outras pessoas colocam sua confiança na educação. A educação sem Deus produz apenas bárbaros intelectuais. Os nazistas de Hither tinham uma boa escolaridade e ainda assim atiraram crianças judias nas fornalhas de Auschwitz. Tinham diplomas, mas não passavam de ímpios com alto grau de escolaridade e corações de pedra.
                 As escolas públicas expulsaram a Bíblia pela dos fundos e permitiram que preservativos entrassem pela da frente. Não é preciso pensar muito para perceber qual é a direção para onde estão caminhando as escolas. Sem Deus, elas produzirão seres humanos com pouca firmeza moral, ou sem nenhuma firmeza moral.

Deus é digno de confiança 
                Quando a vida é dura precisamos confiar em alguém. v.1- "Em ti, Senhor, me refugio", diz Davi.
                Quando por uma dessas tempestades da vida, o grande Médico tem uma receita. Pv:3.5-"Confia  no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento". Deus sabe dos fardos que carregamos e das lágrimas que derramamos. Seu coração foi partido, e até mesmo um amigo o traiu. Ele é quem cura os corações, os sonhos e as vidas que foram partidos, Confie nele, pois ele nunca falha.
                 A confiança tem de ser irrestrita; senão, não é confiança. Um fazendeiro foi até uma feira que acontecia na cidade e viu uma placa: "Vôos de avião por R$ 100,00". Ele disse ao piloto que o preço estava muito alto.O piloto respondeu: "Vou fazer um trato com você. Se confiar o bastante em mim para não gritar durante o võo, o passeio é de graça. Caso contrário, você paga o dobro". O fazendeiro concordou com o trato. O piloto decolou e fez uma série de acrobacias. Depois de aterrizar, o piloto disse ao fazendeiro : "Estou impressionado. Você não gritou nenhuma vez"! Ao que respondeu o fazendeiro: É quase gritei quando, naquela pirueta, a minha mulher caiu."
                 Deus pede aos homens que confie apenas uma coisa: que confie no Senhor. Gosto muito do hino que diz: "Em Jesus confiar , sua lei observar. Oh ! que gozo, que benção, que paz!"
A destrutiva consequência da descrença 
           O oposto da confiança é a descrença. O que Deus pensa das pessoas que não crêem nele? Ap:21.8  "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo e enxofre, a saber, a segunda morte "
                A descrença libera o medo, a dúvida e a desconfiança. A descrença ata as mãos de Deus e libera  os demônios do inferno.
                A mulher que desconfia do amor e da lealdade de seu marido não conta de alegria. Sua face é amarrada, seu coração está partido, e seus olhos estão inundados de lágrimas. Isto é sentimental.A pessoa que está cheia de dúvidas sobre si mesma não é um retrato da alegria. Ela se afasta, teme o contato com as pessoas, está sempre zangada e fervendo de ressentimento. Isto é sentimental.
O conhecimento de Deus cria a confiança. 
           A confiança  não é uma coisa sentimental, pois está baseada no conhecimento. Sabemos que Deus é fiel e que a confiança nasce na fidelidade. Quando Davi enfrentava grandes adversidades, ele se lembrava da fidelidade de Deus no passado v.15. Quando o leão rugio contra as ovelhas do rebanho  de Davi, Deus interveio. Quando apareceu o urso, Deus apareceu. Quando Golias zombou de Israel. Deus deu vitória a Davi. Quando Saul tentou assassiná-lo, Deus o salvou. Assim, quando Absalão tentou destruir Davi, este já conhecia a fidelidade Deus e sabia que ele interviria outra vez.
O fiel amor de Deus 
          Quando nos rendemos a Deus, colocando nossa confiança nele, receberemos de volta o seu amor. Não importa qual seja nossa crise, nosso crime, nosso pecado ou nossa dor de cabeça. Se colocarmos nossa confiança nele, o coração de Deus vai se derreter.
               Nosso relacionamento está baseado na confiança. Somos salvos por confiar em Jesus. Somos curados  ao confiarmos em sua palavra. Somos libertos ao confiarmos no poder do seu nome. Somos perdoados por confiar no poder do seu sangue. Temos esperança no futuro, porque confiamos que Deus é todo-poderoso e soberano.  
               Ao enfrentarmos uma crise, precisamos nos lembrar das tantas vezes em que Deus veio em nosso auxílio .Deus é fiel. Ele pagou o preço dos nossos pecados no Calvário.Ele conquistou a morte e virá novamente com poder e grande glória .

Nenhum comentário:

Postar um comentário