quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O CANTAR DO PASTOR . . . 7ªP

Ensinamento como ser PEROLAS PARA A VIDA DIÁRIA-23 
DEUS, O PASTOR                                                                                 Davi,o Pastor-sinodeluz.blogspot.com
            Davi passou os anos de sua mocidade levando a pastos verdes e protegendo-os do perigo.
            Para Davi, usar a ilustração do pastor de ovelhas era algo perfeitamente natural. "O Senhor é o meu pastor" v.1-foi a forma que Davi encontrou para dizer que "o Senhor me dá o que preciso e me livra de todos os perigos".
            Ao escrever "o Senhor é ", Davi se refere ao Deus que era, que é e que sempre será. Ao nos depararmos  com as dificuldades da vida, precisamos saber que "Deus é". 
           Quando vem o câncer, ele é Jehovah-Rapha, aquele que cura. Quando a preocupação nos consome, ele é Jehovah Shalom, o pacificador,
           Quando Satanás nos ataca com falsas acusações, ele é Jehovah-Nissi, o guerreiro espiritual
O pastor anda com as ovelhas 
        Ao contrário dos deuses filisteus de madeira,pedra ou ferro, Davi descreve Deus como um salvador pessoal ao chamá-lo de "meu pastor"v.1-Ao contrário de objetos frios e sem vida, o pastor anda pelo campo com suas ovelhas, cuidando de todas as suas necessidades. -                        Davi e as ovelhas. 
            Davi aprendeu que, independente das circunstâncias, nada lhe faltaria v.1. Quando o leão rugiu contra Davi, Deus o protegeu. Quando o urso veio devorar Davi, Deus foi seu escudo. Quando Golias riu do rapaz e suas pedras. Deus deu poder ao jovem.
            Em todas as dificuldades, Deus nos ajuda a encontrar descanso e refrigério, levando-nos aos "pastos verdejantes" e às "águas de descanso"v.2. 
            Quando nos desviamos, Deus nos puxa de volta para o rebanho, dando-nos outra chance de nos relacionarmos com ele v.3. Não há nada que façamos que seja difícil demais para Deus perdoar. 1Jo:1.9-Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
  O pastor protege                                                SOBRE OS CUIDADOS DO          PASTOR                                       
        Davi não tinha medo de caminhar "pelo vale da sombra da morte" v.4. Ele sabia que Deus estaria com ele e o protegeria.
            "Unges-me com óleo v.5, pode se referir à unção de Davi, mas provavelmente se refere ao óleo que os pastores usavam para colocar sobre os arranhões e ferimentos que os animais sofriam nas rochas e nos espinhos do campo. O óleo afastava os parasitas e as infecções. Quando nos vemos arranhados e feridos, podemos deixar Jesus ungir a nós com seu óleo para nos proteger.
O pastor é eterno 
              Davi tinha certeza que a bondade e a misericórdia de Deus o seguiriam "todos os dias da minha vida" v.6. Jesus também usou a analogia do pastor, quando disse: Jo:10.11- "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas"
              Jo:10.14,15-Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,    
              15-Assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
              Podemos ter a mesma confiança de Davi, sabemos que passaremos toda a eternidade no céu vivendo em pastos verdejantes, com o bom pastor cuidando de todas as nossas dificuldades.

Esta é mais uma Palavra de Deus      leia a Bíblia...leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário